Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pergunta do internauta: É correto rezar pelos animais?

Na bíblia encontramos os mais diversos tipos de orações não só quanto a forma, mas também quanto ao conteúdo. A própria coletânea dos salmos é um exemplo disso! O catecismo da Igreja católica ao falar das diversas orações de petição assim nos orienta, sob resumo do compêndio:
“Pode ser um pedido de perdão ou mesmo uma súplica humilde e confiante em relação a todas as nossas necessidades espirituais ou materiais. Mas a primeira realidade a desejar é a vinda do Reino.” ( CIC 2629-2633)
Por isso o centro de nossas orações de pedidos deve ser as necessidades humanas e as que dizem respeito à realização do reino de Deus em nossa vida.
Agora vejamos que relação têm os animais com o homem:
“(Dou) a todos, os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo que se arrasta sobre a terra e em que haja sopro de vida... (ao domínio humano)” (Gn 1, 30).
O homem é chamado a usar com prudência tudo que Deus lhe deu, inclusive os animais, tendo consciência de que tudo foi feito em função do próprio homem. Nesse sentido rezar pelos animais tem fundamento quando se faz relação com os homens. Depois precisamos saber o que pedir a Deus em relação aos animais. Seria inútil pedirmos, por exemplo, que Deus os leve para o céu, uma vez que os animais não possuem alma como nós seres humanos.
Por tanto podemos orar pelos animais, assim como fez São Francisco, porém nunca atribuindo a eles necessidades exclusivamente humanas, tais como salvação, resistência à tentação, etc. Ademais São Paulo muito bem diz: “Em todas as circunstâncias daí graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (I Ts 5,18)

7 comentários:

Ivanilson - Pesqueira PE disse...

Muito interessante essa pergunta. É fascinate a historia de um dos grandes santos da igreja catolica,São Francisco de Assis, a sua relaçao com os animais e com a natureza e o meio embiente entre si. Tudo que Deus criou Sao Francisco louvava e agradecia, sua historia de amor com animais nos deixa bem claro, que devemos respeitar a vida independente de sua caracteristica fisica, sabemos que Deus no criou diferente dos animais e nos atribuiu dons, mais podemos ver nos animais caracteristicas de dons Divino, pare pra pensar na historia de um passaro o quanto de Deus podemos observar nele. Diz uma historinha que uma floresta foi incediada e os animais da floresta correram desespperados para nao morrer, enquanto que um pequenino passarinho tomou uma atitude de nao deixar que o fogo acabasse com tudo, entao ele correu para o rio e começou a carregar no seu biquinho agua a atirava no fogo. MORAL: Quer gesto mais belo e precioso do que o desse passarinho, pare e reflita.
Entao pedir a Deus que abençoe os nossos animais é um ato de amor, pois eles podem nos ensinar muito a viver.

ANDRÉ LUIZ disse...

EAE MANO, BLZ???

KRA... TO AKI PRA T DAR OS PARABÉNS PELO TRABALHO MARAVILHOSO Q VC TEM FEITO AE DE AJUDAR A GALERA A TIRAR A SDUVIDAS SOBRE A IGREJA E COM ISSO FORTALECENDO A NOSSA FÉ!!!

Q DEUS T ABENÇOE MUITAÇO!!!

ABRAÇÃO

Ser santo disse...

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo irmao,
Gostaria de manifestar minha opiniao pela a nova aparencia do blog, ficou excepicional. E te dizer também que no novo blog do Projeto de vida SER SANTO, tem um link pra o Fortelecendo a Nossa Fé, sendo assim que todos os la visitarem tambem possa conhecer esse maravilhoso blog que nos ajuda a entender a Santa Madre Igreja. Se fosse possivel você tambem divulgar o Ser santo seria muito bom, pois sei que é a fé que nos move pra uma vida santa em Cristo Jesus.
Forte abraço fica com as bençaos de Nossa Mae Maria santissima!

Anônimo disse...

Claro que pode rezar pelos animais! Siga o seu coração, se um animal está doente, ou se quer rezar por ele por algum motivo, não tenha dúvida: reze. Quem disse que só os seres humanos merecem oração? Não existe um protocolo celeste onde é ou não permitido rezar...

Anônimo disse...

Eu acredito que os animais tem alma, e que os animais não foram colocados na Terra para servir seres humanos. Eles foram colocados na nossa tutela para ser companhia na nossa vida. Animais não foram colocados em função do homem. O ser humano é que inventa e acredita nisso, para impor dores aos animais.
No dia que o homem provar cientificamente a alma do ser humano ele provará a existência da alma dos animais. E daí seremos todos obrigados a rever nossos conceitos.

Anônimo disse...

CLARO QUE NÃO SE DEVE ORAR PELOS ANIMAIS,PELO SIMPLES FATO DELES NÃO TEREM ALMA,O RESTO É HISTÓRIA PARA CATÓLICO DORMIR

Anônimo disse...

O fato dos animais nao terem alma espiritual não significa que nao podemos rezar por eles. Podemos sim. O que nao se pode fazer é rezar pela SALVACAO da alma deles (pq eles nao tem alma)...mas podemos rezar por exemplo para a saude deles.
"Os animais são criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como S. Francisco de Assis ou S. Filipe Neri tratavam os animais." (n. 2416)

E podemos ama-los tambem.

"Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas." (n. 2418)